Eu quero todas!

No início da minha vida profissional, já em Cachoeiro, eu fui apresentar um projeto de uma marca para um empresa de mármore e granito, na época ainda em que eu trabalhava com desenhos a mão, era da letra set e do nanquim. Inexperiente e até meio empolgada resolvi levar 7 idéias (imagine... 7! hoje não faço isso de forma nenhuma).

O cliente, empolgadíssimo, gostando muito do meu trabalho, antes que viesse a dúvida, apontou para as pranchas, uma a uma, sob a mesa dizendo:

- Essa eu vou pintar na ponte rolante (uma espécie de guindaste para blocos de pedras)!

- Essa vou colocar nos uniformes.

- Aquela alí vai pra placa da empresa.

- Essa outra pro cartão de visitas...

E por aí foi, a cada exclamação dele eu me retraia mais, deu vontade de me transformar numa avestruz e enfiar a cabeça num buraco... Eu só pensava em "como eu vou explicar pra ele?".

Bem, Papai do Céu me iluminou e consegui explicar, sem ferir os sentimentos dele. E conseguiu escolher uma marca que levou 15 anos para ter uma leve reformulação.

Nada melhor do que a experiência na hora de defender e apresentar um projeto de identidade visual, sete logos? Nunca mais!

Comentários

  1. nuss, eu só fico imaginando essa cena... Tadinho, ele também não entendia nada de marca neh? E é até uma coisa boa, pois se ele gostou das sete, é pq seu trabalho é muito bom! ^^
    beijos Lu, amei o Blog

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela visita e o comentário.
    mil bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Bom, se ele pagasse o preço de 7 logomarcas, eu até pensaria se iria pela cabeça dele ou se pedia mesmo iluminação divina para tentar convence-lo de que toda empresa só pode ter apenas uma marca! rsrs Brincadeira, profissionalismo acima de tudo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vivenciei varias cenas desta daqui!
    é só explicar "educadamente" para o "desinformado" que ele vai ter que investir muito dinheiro para tornar UMA logomarca conhecida e respeitada! (é incrível a velocidade de raciocino das pessoas quando se fala em gastar grana!!!)

    Gostei de seus 7 layouts... Sete, é o numero da perfeição para os gregos (na antiguidade).
    Desde o inicio de minha carreira sempre fiz muitas opções para o cliente poder escolher ou comentar na primeira apresentação... porque "gosto não se discute, ou melhor, é como..."
    Apesar de não trabalhar mais com design de marcas, nas raras ocasiões nas quais aceito fazer um logotipo, graça a Deus, continuo fazendo muitas opções e a computação gráfica facilita muito as coisas hoje em dia!

    Abraços ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário