Dali e Disney, juntos em DESTINO.

Você já ouviu falar de "Destino", uma animação dos estúdios Disney? Não? Ele foi iniciado em 1946, e a animação marca a inusitada parceria entre Salvador Dali e Wall Disney é finalizada.

Como referência e inspiração para criação Dali é importantíssimo, um grande mestre, e poder ver sua arte animada é uma oportunidade única.

Uma obra-prima, somente finalizada quase 60 anos depois...

Em 2003, Roy Disney, neto de Walt Disney (o criador do rato mais famoso do mundo, caso você tenha chegado hoje de Marte) e o produtor Baker Bloodworth deram acabamento final ao curta seguindo os esboços preliminares do mestre do Surrealismo: Salvador Dali.

O que se sabe é que Disney contratou Dali para a elaboração de um curta-metragem de animação em cima de uma música de autoria do compositor mexicano Armando Domínguez, chamada "Destino". No curta, com seis minutos de duração e que é uma animação que combina motivos de balé e desenhos, podemos ver vários elementos de sua pintura: as paisagens de areia, os relógios derretidos, as figuras humanas sustentadas por estacas de madeira, dentre outros. O enredo gira em torno de um amor impossível, onde os protagonistas são provavelmente o alter ego de Gala, a esposa e eterna musa de Dali e o próprio. O projeto, que era parte de um documentário longa-metragem sobre Salvador Dali e sua obra, foi interrompido. Centenas de cenas, desenhos e pinturas criadas pessoalmente por Dali ficaram guardados/esquecidos ou mantidos em sigilo.

Comentários