Dicas para diretores de agência (que até já sabemos mas é sempre bom repetir).

Achei estas 20 dicas para diretores de agência de propaganda aqui no ótimo blog boteco do design.
Tem coisas óbvias que esquecemos de aplicar e outras bem legais. Então vale a pena mostrar. Confere aí:
1. Perceba o que você faz bem, e o faça o tempo todo. Perceba o que você faz mal, e pare de fazê-lo completamente (e coloque a pessoa certa para fazer essas coisas para as quais você não leva jeito) (humm isso é muito útil).
2. Se você deseja colocar um ponto de vista que seja aceito, pare de gritar (ou continue gritando e seja visto como alguém ridículo).
3. Trabalhe muito nas suas apresentações à sua equipe, assim como você trabalha nas apresentações para prospects e clientes (faz sentido).
4. Conte aos seus clientes quando você fizer diferente e como poderia ser diferente. Eles já sabem que você errou, mas apenas querem ouvir isso de você (isso significa ser verdadeiro, e, com certeza é a melhor forma de fidelizar seus clientes).
5. Confie nos seus instintos (ah os meus me ajudam sempre que os escuto e sigo). Você pode entrevistar um candidato a empregado ou cliente 10 vezes, eles podem dizer e fazer as coisas certas, mas, se você não se sente confortável, algo pode está errado.
6. Leia o livro ‘Never Eat Alone’, do Keith Ferrazzi e pare de distribuir seu cartão de visitas como faz um vendedor de automóveis.
7. Apenas um em cada 10 consultores vão, realmente, te ajudar. Encontrá-lo é a tarefa mais difícil. O consultor certo, certamente, fará as perguntas que você odeia (é... se for pra passar a mão na minha cabeça não irá mudar nada).
8. Faça trabalhos voluntaries para organizações não-lucrativas que estão tentando transformar o mundo em um lugar melhor. Você terá ganhos muito maiores de atitudes assim (e pra que ter talento se não pudermos usar pra mudar o mundo? mesmo que seja o nosso mundo).
9. Não seja obsessivo pelas finanças. Você ficará perdido nelas e esquecerá qual é a essência da sua agência. Quando penso no meu placar no golfe, jogo mal. Aplico isso a tudo (gostei disso!).
10. Você está completamente desesperado, nervosa, preocupado e perdendo o sono por algo relacionado ao seu negócio? Isso é estar vivo. Agora, acalme-se, mexa-se, e siga adiante (às vezes é fácil esquecer como a vida funciona).
11. Convide o dono de agências com as quais você concorre para tomar uma cerveja. Ou você irá a.) realmente se dar bem com a pessoa e aprender muito ou b.) odiá-lo e adorar derrotá-lo. (boa ideia! farei isso...).
12. Sobre a número 11, 99% das vezes será o item ‘a.’. Você falará sobre sua família mais do que trabalho e isso se tornará algo comum.
13. Você não está agradecendo as pessoas que trabalham pra você o suficiente (tem razão!).
14. Alguém que trabalha para você acabou de discordar de alguma decisão que você quer tomar? Ótimo. Mantenha essa pessoa por perto o máximo possível (falo que aceito opiniões diferentes da minha, desde que me convençam).
15. Concorrências são um completo desperdício de tempo. Mas é divertido competir (mais divertido ainda é ganhar as concorrências e os prêmios, claro).
16. Faça festas na agência (sem motivos), não importa o quanto o espaço é simples ou grandioso. O que importa são as pessoas no local, a boa música e não pode faltar cerveja gelada. (festas são uma ótima ideia pra fazer, sempre).
17. Desligue seu Blackberry / iPhone nas reuniões (óbvio? mas a gente esquece).
18. Uma ligação telefônica de 5 minutos é igual a 12 e-mails impessoais – indo e vindo. Além disso, você conhece alguém de uma maneira muito melhor (ah essa eu gosto, amo falar! é pela voz que passamos muitas emoções, a entonação muda tudo).
19. Telefone para os homens de negócio que você respeita na sua comunidade. Convide-os para almoçar e busque seus conselhos. Geralmente, quanto maior o indivíduo, mais generoso eles são com seu tempo e aconselhamento. Um bom mentor é igual a 100 consultores. (bibliotecas ambulantes, vou adotar essa.)
20. Escreva notas pessoais agradecendo as pessoas que você encontra e que fazem parte da sua vida. Além da morte e dos impostos, só há outra certeza na vida, seja quem você for: é empolgante receber uma nota escrita a mão. (certamente, tempos atras resgatei o hábito de escrever cartas a mão, e enviar, creio que foram uma boa surpresa pra quem recebeu).

(dicas extraídas do texto de Peter Madden na Advertising Age)

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