Feito nas coxas - de onde veio isso?

Essa é uma expressão que usamos muito, até hoje, pra significar uma coisa mal feita. Imagens mentais a parte o fato é que o sentido real não é o mesmo que a maioria pensa...
O quadro na foto abaixo explica um pouco da história de como surgiu essa expressão, vem da época dos escravos no Brasil, final do séc. XVI até o início do séc. XIX. A história conta que os escravos (doentes ou impossibilitados de trabalhos mais pesados) eram destinados a um trabalho mais leve, fazer telhas de barro.
O molde era a própria coxa, forrada com folhas de bananeira e untadas com uma espécie de azeite. Queimaduras por conta do barro muito quente eram comuns. 
A cada telha feita ela era marcada com um risco feito com o dedos, ou a mão, variava de escravo pra escravo, no fim do dia o feitor verificava se cada um tinha feito o trabalho por estas marcas.
Mas o sistema apresentava falhas, cada molde (coxa) era de um jeito, um tamanho, uma forma... e na hora de encaixar as telhas para fazer o telhado não tinha como ficar certinho, dava goteiras, rsrsrs. 
Daí vem o termo FEITO NAS COXAS, como sinônimo de coisa mal feita, esse trabalho de pesquisa foi feito por  Fernando Mazza Fernandes, um parente. A telha da foto vem de Sapucaia RJ.

A telha da foto aí de cima eu acho que foi feita pelo Wolverine, e vc?


Comentários

  1. gostei muito interesante...
    naum sabia dessa...wolverine..hahaha
    rsrsrss fiko muito maneiro..melhor ainda a cidade fonte..hehehehe

    ResponderExcluir
  2. ESte seu Blog está uma graça. Vou adicioná-lo aos meus favoritos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandro,
    um pouco de história é sempre bom.
    mas que deve ser o Wolverine ah deve...
    sabia que ia gostar, é da sua Sapucaia né.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Seminário III IV

    poxa... obrigada, fico feliz que goste do meu blog, a casa é sua, volte sempre.

    (me mata uma curiosidade? explica esse nome)

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Conhecia essa história, mas ainda não tinha visto uma telha dessas. Imagino o telhado feito com elas, tsc,tsc. Ah, com certeza foi o Wolverine.

    ResponderExcluir
  6. oi Ovilton,

    o telhado da casa dos meus pais, em Marataízes ES, é destas telhas (na parte de cima do telhado, em baixo são telhas atuais).

    Aliás é onde esta telha (da foto) está na sala pendurada. E, claro, essa não foi escravo nenhum que fez, foi o Wolverine, rsrsrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário