A casa do tio Zé Bolinhas - arte pelo Brasil.



A arte não tem idade, naturalidade, escolaridade, dinheiro ou nada de convenções. A arte vem da alma e alma todos tem, independente de qualquer coisa, apenas algumas almas tem sensibildade para fazer arte, outras pra apreciar e outras ainda pra nem perceber.
Em um dos blogs que sigo, o ótimo follow the colours, trouxe hoje esse ótimo post: A casa do tio Zé Bolinhas, nele podemos ver a arte em uma simples manifestação de uma alma que não encontrou limites pra ser feliz.
A casa das fotos é de um senhor de 89 anos, José Argemiro, mais conhecido como Zé Bolinha de 89 anos. Tio Zé Bolinha mora numa cidade pequena chamada Várzea do Poço, no Sertão da Bahia, e nunca saiu de lá. É uma pessoa simples, semianalfabeta, mas completamente inspirado na arte: ele mesmo decorou toda a sua a casa com bolas e cores e chama atenção da vizinhança e de pessoas de cidades próximas que vão até lá tirar foto.
Na casa do Tio tem repetição de fotos, espelhos e quadros intercalados, fotos naquelas molduras laranja de espelho de feirinha, bibelôs antigos, várias cores e MUITAS bolas. Tudo do seu jeito simples sim, mas sempre em busca de trazer mais cores e decorar o seu espaço.
 
Mosaico com espelhinhos como mulduras: no topo estão os pais dele; uma foto dele com a ex-mulher que já faleceu; outra com os filhos e as duas repetidas são dele com a atual namorada. As fotos '3x4' grandes é o famoso Tio!
 



Comentários