O caso do bolo com recheio no meio.





Vamos falar de erros de comunicação. Coisas que não deveriam acontecer, mas que constantemente acontecem, de uma forma ou de outra. Apresento-lhes o seguinte caso para que pensemos no quanto temos (ou não temos) a responsabilidade de se comunicar corretamente.
Essa história parece apenas um caso engraçado, mas foi verdade. Mais uma das histórias da Lfernandes. Certo dia era aniversário de alguém da nossa equipe (não me lembro quem), e ao invés de comprar um bolo de padaria, resolvi pedir para a Liene (meu braço direito lá em casa) fazer um bolo recheado que eu iria pegar na hora do café.
Expliquei com todo cuidado e detalhes que me pareciam suficientes:

- Liene, você pega aquela forma redonda, a que tem um buraco no meio, faz um leite condensado com chocolate grossinho (no fogo) e coloca o recheio no meio do bolo.

Pois bem, Marco Artur e eu chegamos para buscar o bolo e, para nossa surpresa, Liene nos apresentou um bolo com o buraco da forma lotado de recheio, quando o mesmo deveria estar no meio e na cobertura do bolo.

Olhei séria pra ela e perguntei o que era aquilo, ela me respondeu com toda a simplicidade e coberta de razão:

- Ué... Um bolo com recheio no meio!

É, faz sentido... Faltou eu explicar qual era o "meio" pra botar o recheio.

Aquele aniversário foi interessante. Cada um cortava uma fatia e pegava o "recheio" com uma colher pra colocar em cima.

A verdade é que tudo é uma questão de comunicação. O que você fala e como você fala causarão certos efeitos: engraçados, trágicos, irremediáveis... Mas sempre terá efeitos! Bem que falam por aí: comunicar é uma arte!


Luciana é publicitária, blogueira, meio cantora, designer, mãe da Laura, artista plástica e uma devoradora de bolos com recheios no meio (do bolo!).
historiasdepublicitaria.blogspot.com (blog)
@lucianaF_es (twitter)
Luciana.lfernandes.es (skype)
Luciana Fernandes (facebook)

Comentários