hoje é o Dia Mundial de conscientização do Autismo.

Dia 02 de abril foi institído pela ONU como o Dia Munical de Conscientização do Autismo, como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.
É um problema não tão raro como a maioria pensa, no Brasil fala-se de 2 milhões de casos e no mundo são mais de 70 milhões. Quem tem alguém da família ou muito próximo com autismo sabe bem os problemas que enfrentamos todos os dias, meu irmão Flávio é autismo, ele tem 30 anos, e já vivemos muitas coisas nesses anos. As piores passam pela falta de conhecimento do problema de todas as partes da sociedade, o preconceito das pessoas e a crueldade de alguns. Dias como o de hoje são tão importantes, para que o conhecimento do distúrbio, levado a todos para que saibam o que é do que fazer para melhorar a vida do autista e da sua família.  Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Representa uma gama de distúrbios que afetam três áreas do desenvolvimento da pessoa: a comunicação, a socialização e o foco de interesses, mostrando comprometimento em graus variados. Por isto, suas diversas manifestações são agrupadas dentro de um grupo chamado Transtornos Globais do Desenvolvimento, ou espectro autista, para lembrar que sua diversidade é como a das cores no arco-íris: desiguais, mas unidas na composição da luz branca. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada mil pessoas, seis são afetadas por alguma forma de autismo, que pode variar do mais severo ao mais leve. Embora seja costume afirmar que autistas vivem em seu próprio mundo, na verdade são pessoas com uma forma diferente de sentir, perceber e se relacionar com as demais pessoas, mas não constroem nem muito menos vivem num mundo imaginário; ao contrário, esforçam-se para viver em nosso mundo, muitas vezes não entendendo as complicadas normas sociais.                                         
A cor azul é a cor do autismo (por isso o post escrito em azul) como mobilização várias partes do mundo acenderam luzes azuis, uma peça de quebra-cabeças é o símbolo. Podemos usar um alcinho azul na roupa, quando algém perguntar teremos oportunidade de falar sobre o austismo, ideias... podemos ter outras até mais criatiativas.
eu e o Flávio.

Para saber mais encontre AQUI.

Comentários