Dica legal para reciclar sacolas plásticas.

Essa dica eu catei da Vila do Artesão, da Cris Turek, ela preparou um tutorial super completo que eu quero compartilhar com vocês.

Você vai precisar apenas de: sacolas plásticas coloridas (as lisas e coloridas ficam bem melhores, claro), tesoura, um recipiente de vidro para servir de molde e um soprador ou um secador de cabelos de alta potência.

Para quem não sabe, o soprador é uma ferramenta usada para aplicar adesivos, trabalhar materiais térmicos e outras tarefas do gênero. Ele solta pelo bico um ar muito, muito quente com o qual podemos trabalhar nossas sacolinhas. Segundo a Cris também podemos usar um secador de cabelos se for de um modelo de alta potência e que tenha regulagem de quantidade de vento. Estou curiosa pra descobrir se o meu serve.

RECICLAGEM DE SACOLAS PLÁSTICAS:

separe para esse projeto: 

- sacolas plásticas
- soprador ou secador potente
- tesoura





Corte as alças e a base das sacolinhas, abra e divida em dois pedaços. Esse tamanho vai depender do recipiente de vidro que você vai usar como molde. Adapte os pedaços da sacola conforme o caso.








Separe o recipiente de vidro escolhido e uma folha de plástico já cortada no tamanho certo. Eu optei por usar um copo de vidro. Lembre-se: o molde precisa ser de vidro


















Envolva o recipiente com a folha de plástico, ajuste bem. Se der você pode colocar as pontas de baixo do plástico para o lado de dentro do vidro ou então pode amarrar com linha para não sair do lugar.Aplique o soprador bem no alto do recipiente. 














Use uma luva para proteger suas mãos do ar quente. Ao aplicar o calor o plástico começará a derreter. Siga movimentando o soprador ou o seu secador de cabelos.
















Aplique o soprador de cima para baixo em toda a volta do recipiente. O plástico começará a tomar a forma do molde. Siga movimentando por todo os lados. Se aplicar o ar quente num único ponto, o plástico abrirá um buraco.
















Termine de aplicar o soprador na base do plástico.






















Observe como fica o plástico derretido. 






















Cubra o molde com uma segunda camada de plástico. Ajuste bem como da primeira vez.


















Aplique o soprador novamente, exatamente como da primeira vez, começando pelo alto, depois descendo de cima para baixo. Ao terminar aguarde que esfrie bem.


















Desencaixe o recipiente de vidro de dentro do plástico derretido. O plástico esfria rápido e endurece imediatamente, assim essa etapa é muito fácil. Lembre apenas que o plástico está frio, mas o recipiente de vidro estará quente por mais tempo. Tome cuidado e espere esfriar totalmente.












Corte as rebarbas da abertura usando sua tesoura. Se quiser um potinho mais baixo, use a tesoura também para acertar a altura desejada.





















Os formatos dos recipientes vão sempre depender do que for escolhido como molde, então abuse da criatividade.




DICA: se o plástico que você estiver usando nesse projeto for daqueles mais grossos, uma única camada será suficiente para seu recipiente. Mostrei o pap com duas camadas porque essas são sacolinhas finas de feira e precisam ganhar mais resistência.
Esses potes podem ser usados para muitas coisas: como organizador de gavetas, como embalagem para seus produtos artesanais, e por ser impermeável, podem conter água e terra, transformando-se em vasos para flores e mudas. Se variarmos o molde, para uma tigela ou travessa talvez podemos criar um vaso para mesa, uma fruteira... e por aí vai. 
Qual a sua ideia de uso pra essa técnica de reciclagem? Conta pra gente que eu mostro aqui.

Comentários