Coluna Luciana no jornal Aqui - 15/mar/2012 - A vaca fia de uma égua e outros virais legais.

aqui você pode clicar nos links:

A vaca fia de uma égua e outros virais legais.
Eis que de repente, sempre de repente, vejo no mural de um amigo no Facebook (o Ronald Mignone dos 3Loucados) um link para um vídeo do YouTube que dizia o seguinte: _Nada é tão ruim que não possa piorar.  Como acredito piamente nisso e não sou, nem de longe, pessimista, corri pra lá pra dar uma espiadinha no que era aquilo. Encontrei um cara com um sotaque bem rural, com uma fisionomia comum, desses que encontramos em cada esquina, relatando uma catástrofe recém ocorrida com ele, usando de um bom humor admirável e imitável. E olha que foi uma dessas calamidades quase inimagináveis... Claro que, como eu, muitos foram ver.
Enquanto estou redigindo esta coluna, o tal vídeo já tem 557.879 visualizações, e vem aumentando depressa (foi postado há apenas 3 dias). Quer saber do que estou falando? Corre lá pra rir um pouquinho também (eu resumi o endereço bem aqui: http://migre.me/8hItv). Devo confessar que a tal vaca é mesmo “uma fia de uma égua” e o cara é ótimo. Mas isso é conversa pra outra história, o fato aqui é o tal viral.
Afinal, o que é viral de Internet? O G1, portal da Globo, em seu tira-dúvidas, diz que viral é o termo usado para definir uma campanha publicitária que os próprios usuários da Internet tratam de divulgar, não exigindo esforço dos anunciantes, geralmente usando vídeos. Em linguagem pouco mais técnica, segundo o publicidade-na-web.com, podemos dizer que marketing viral refere-se a técnicas de marketing  que tentam explorar as redes sociais para produzir aumentos exponenciais de uma marca, produto ou serviço, com processos similares à extensão de uma epidemia provocada por um vírus. A definição de marketing viral foi denotada inicialmente para descrever a prática de vários serviços livres de email ou qualquer prática de spam de forma a adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários.
Quer entender ainda melhor? Tem um vídeo ótimo que demonstra a ação de um viral, na prática: http://migre.me/8hKLd.
Agora, eu não poderia deixar de falar de nós dos 3Loucados (trio no qual eu canto) e do vídeo que filmamos em casa, de um dos nossos pseudo-ensaios. Tem criança aí e o apelo é garantido: http://migre.me/8hKUt. Vídeos assim podem se tornar um ótimo viral, mas depende do público ajudar a propagar. Pra se garantir recall mesmo, só uma nova filmagem com erro de gravação, criança, cachorro e tudo junto. Fórmula Infalível: http://migre.me/8hL0r


Comentários

  1. E se você postasse, além do PDF do jornal, o texto no editor do blogger?
    Será que esses links não ficariam mais fáceis de ser clicados???
    Vide Mesa Redonda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa ideia! já mudei aí em cima, é só clicar.
      valeu a dica.
      bjs
      LU

      Excluir
    2. LUCIANA FERNANDES curtiu a curtição do RICARDO LEMOS.

      Excluir

Postar um comentário