Outono de 2012.

Segundo o Observatório Nacional o outono chega, oficialmente, nesta terça-feira, dia 20 de março, às 2h14 (horário de Brasília), noite em que ocorre o primeiro equinócio deste ano, quando o dia e a noite tem a mesma duração. 
"As estações do ano são fenômenos naturais e ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol e pelo movimento de translação da Terra em torno do Sol. Desse modo, o início de cada estação é definido pelo comprimento do dia e da noite, que varia conforme a latitude, a época do ano e a inclinação do eixo de rotação da Terra".
Aproveitando a oportunidade vamos entender como funcionam as estações:
"Nos dias próximos à data do equinócio de outono, a duração do dia é igual à duração da noite. Em seguida, os dias ficam cada vez menores e as noites, cada vez maiores, até que no solstício de inverno ocorre a maior noite e o menor dia do ano. Depois acontece o inverso: os dias vão ficando cada vez maiores até que no equinócio da primavera novamente o dia e a noite estão com o mesmo comprimento. Os dias continuam ficando maiores e noites menores até que, no solstício de verão, é registrado o maior dia e a menor noite do ano". 
Interessante, mas o que importa mesmo é que uma nova etapa do ano chega e com ela mais uma parte da vida. Então que seja bom enquanto dure Sr. Outono e que nos traga coisas boas.

Comentários