Andy Warhol - o aniversário do mestre da pop art.

Se estivesse vivo Andy Warhol faria 84 anos hoje. Depois dele a Pop Art ganhou espaço de destaque na história.


Andy Warhol ou Andrew Warhola, nome de nascimento, nasceu em Pittsburgh, na Pensilvânia, a 6 de Agosto de 1928. Empresário, pintor e cineasta norte-americano, foi uma figura de destaque no movimento de Pop Art, particularmente nos anos 60 em que a sua carreira de ilustrador e designer evolui para a arte plástica. Caracterizado pelo uso de cores fortes e brilhantes e das tintas acrílicas, reinventa a Pop Art, com base nas obras de Marcel Duchamp e seu ready made. Reproduz mecanicamente múltiplas serigrafias, repetidas em séries com variações de cor, entre temas do quotidiano, artigos de consumo como as latas de sopas Cambell e a garrafa da Coca-Cola, para além das famosas serigrafias de rostos como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé, Che Guevara e ícones da história da arte, como Mona Lisa. Mais do que as serigrafias, Warhol aplicava a colagem e o uso de materiais descartáveis associados às suas obras, nada usuais na época.
O objectivo da Pop Art era ironizar os produtos de consumo da sociedade e para Andy Warhol, as celebridades eram pessoas vazias e impessoais. Dessa forma, usava seu trabalho artístico para fazer uma crítica à cultura de massa e ao culto exagerado às figuras públicas.
A sua primeira exposição em nome individual data de 1952 na Hugo Galley onde exibe 15 desenhos baseados na obra do escritor Truman Capote. Esta exposição é exposta no MOMA (Museu de Arte Moderna) e Andy, que até aqui assinava Andrew Warhola passa a assinar Andy Warhol.
A sua arte é até hoje referencia neste movimento, a Pop Art, tendo sido reproduzidas as suas obras em estampagem têxtil e em objectos decorativos, para além de ter influenciado artistas de várias gerações.

“In the future everyone will be famous for fifteen minutes
(No futuro todos serão famosos durante quinze minutos)
VIA.

Comentários