Copa do mundo 2014 | Cidades sede do Brasil apresentam os pôsteres oficiais.

Eu amo design, é um fato, então é natural divulgar aqui o que todos os bons blogs estão falando: os cartazes oficiais das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Tem coisa bonita, média e feia. - Os textos de defesa são do site oficial da FIFA.
BELO HORIZONTE - é a cidade do encontro e é conhecida e amada por sua generosa hospitalidade, paixão pelo futebol, rica cultura e pelas curvas da arquitetura modernista brasileira no cenário das montanhas de Minas.
Um dos seus cartões-postais mais conhecidos é a Igreja de São Francisco de Assis, considerada a obra-prima do conjunto da Pampulha, ao qual se integra o Mineirão, um dos ícones do futebol brasileiro. 

No pôster, as imagens que decoram o exterior da Igreja ganham vida e se unem em sobreposições formando os pentágonos da bola. É o encontro da natureza e das artes para celebrar e dar as boas-vindas aos atletas e amantes do futebol de todo o mundo.
BRASÍLIA - O cartaz tem como imagem central e pano de fundo uma referência à Catedral de Brasília, um ícone arquitetônico mundial.
Acima da catedral, o céu imenso, “o mar de Brasília é o céu” com seu azul inconfundível. O amarelo, à direita do cartaz, representa o sol nascente, sempre a leste. E o alaranjado, à esquerda, ou oeste, o sol poente.
Convém notar a presença quase equânime, das cores verde, amarelo, azul e branco da nossa tão querida bandeira do Brasil.
CUIABÁ - capital de Mato Grosso, situa-se exatamente no centro geodésico da América do Sul. Pode ser considerada, portanto, o coração da América do Sul. Rica em história, cultura, arte e gastronomia, Cuiabá também se destaca pelo calor, que não se limita à temperatura. O calor humano de seu povo e seu jeito de receber bem a torna única. O pôster da cidade reuniu a alegria do evento e do povo cuiabano expressada nas cores vivas e variadas, o futebol representado pela bola nos pés do jogador, a união e a vibração das pessoas, em especial da torcida pantaneira, traduzidas no movimento da bola e as formas que a cercam.
Cuiabá é a porta de entrada para a maior planície inundável do planeta – o Pantanal mato-grossense, e por isso, o tuiuiú, que é a ave símbolo do Pantanal, é um dos destaques do cartaz. O mapa do Estado posicionado no centro da bola mostra que a capital, Cuiabá, está preparada para receber o maior evento de sua história.
CURITIBA - O pôster escolhido pela população para representar Curitiba na Copa do Mundo da FIFA 2014™ é o que estampa a imagem de uma araucária estilizada. Conhecida como pinheiro do Paraná, nome do estado brasileiro do qual Curitiba é a capital, a árvore cobria aos milhares os campos de Curitiba desde tempos imemoriais, muito antes da fundação da cidade, no século 17.
Contida no nome da cidade – Curitiba, nome de origem indígena, quer dizer muito pinhão –, a árvore ocupa um espaço privilegiado no coração dos habitantes. É a primeira referência do território, um espaço urbano que, ao longo do tempo e de um planejamento premiado, motivou o orgulho e a estima do curitibano pela sua cidade.
FORTALEZA - A luz do sol que brilha todos os dias e a beleza das praias fazem de Fortaleza um lugar especial. Acostumada com o calor humano e o respeito à natureza, a capital do Ceará, localizada no nordeste do Brasil, é o cenário perfeito para receber uma festa tão grande como a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM. A paixão pelo futebol é representada no pôster por elementos em destaque, como o moderno estádio Arena Castelão, uma imensa bola no céu que carrega os principais monumentos da cidade e a tradicional prática do esporte na areia da praia, costume no litoral brasileiro. As texturas utilizadas e os traços do desenho remetem a uma cidade moderna, mas que não esquece das suas tradições, o que torna Fortaleza um dos locais mais visitados por turistas no Brasil. A alegria de receber a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM acontece em uma explosão de euforia, cultura e beleza que nasce nas arquibancadas da Arena Castelão e espalha-se por toda Fortaleza, em uma mistura de cores vibrantes que se movimentam como ondas do mar e raios de sol, iluminando a cidade conhecida como “terra da luz”.
MANAUS - O pôster da Sede Manaus ilustra uma característica única: aqui, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos Torcedores por Natureza. Torcemos por grandes jogadores, por partidas memoráveis, por gols de tirar o fôlego. E nós também torcemos pela natureza. Afinal de contas, estamos todos jogando no mesmo time.
NATAL - O verde das matas. O amarelo das areias escaldantes. O azul do mar límpido. Se o Brasil é símbolo da riqueza natural de nosso planeta, Natal é um resumo de tudo o que torna lindo o nosso país. Cidade localizada na esquina da América do Sul, cujo maior ícone cultural é o multifacetado Luís da Câmara Cascudo, convive com tamanha abundância que seu povo, generoso, faz questão de compartilhar, receber, abraçar e festejar. Os braços abertos ilustrados no pôster, envoltos às cores de nossas bandeiras, simbolizam a receptividade para o maior evento de futebol do planeta e as oportunidades de crescimento, emprego e intercâmbio de culturas que vêm junto à Copa do Mundo.
PORTO ALEGRE - Capital do estado mais ao sul do Brasil, Porto Alegre é uma cidade orgulhosa de suas características como o pôr do sol no Guaíba, provavelmente um dos mais bonitos do mundo. Por isso o local escolhido para ser retratado no cartaz é a Usina do Gasômetro, cartão postal da cidade que tem como moldura a melhor vista para o pôr do sol. O atleta chutando a bola e a explosão deste movimento simbolizam não só a grandeza do evento mas todo o legado deixado por ele como a riqueza cultural, o desenvolvimento tecnológico, estrutural e a riqueza econômica representados no cartaz pelas faixas coloridas que acompanham o movimento do pé do atleta. As pessoas que aparecem no cartaz vibrando representam a alegria do povo e a paixão do porto-alegrense pelo futebol.
RECIFE - O pôster do Recife traz a essência de um lugar litorâneo, repleto de movimento, arte e alegria. No Recife, o Frevo é a manifestação cultural mais genuína e característica, pois nasceu na cidade; é música e dança; tem mais de 100 anos; é patrimônio cultural imaterial do Brasil, declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com uma sombrinha colorida na mão, o passista brincante realiza movimentos plásticos que parecem ferver o mundo. Movimentos ágeis e leves, como as acrobacias dos hábeis jogadores, que fazem com a bola o mundo ferver. A ligação entre o Frevo e o Futebol é a tônica do pôster. O Futebol invade o Frevo. O passista, no meio da dança, torna-se também jogador. E desta união surgem as cores vivas da cidade, em uma composição que traz as paisagens características, com pontes, rios, barcos ao mar, a arquitetura e claro, o povo em pleno carnaval.
RIO DE JANEIRO - A silhueta e a bola em um gesto descontraído, formam um coração que está no centro de várias camadas expressando o amor do carioca pelo futebol. 
Ele é a origem de tudo o que está a seu redor, e isso é comunicado também pelo efeito de profundidade. Por sua vez, cada camada representa um aspecto do Rio de Janeiro: a praia, a montanha, o Pão de Açúcar, o mar e o céu. As cores e a vibração entre as camadas comunicam a energia e o ritmo próprios do Rio de Janeiro e do futebol. 
Se olhar com ainda mais atenção, querendo conhecer cada camada, vai encontrar um sorriso e um convite para compartilhar da alegria de viver, da emoção de quem torce com o coração, do bom humor de uma pelada no fim do dia. Será impossível não sentir a vibração e o ritmo da música em tudo que o cerca. Quem conhece o carioca de verdade logo percebe que é dele que o Rio de Janeiro é feito. 
SALVADOR - Salvador é um patrimônio cultural e arquitetônico do Brasil. E essa cidade de rica história tem como destaque em sua paisagem o Elevador Lacerda, o primeiro elevador público do mundo. Um ícone admirável para os visitantes, pela sua beleza, e importante para os moradores pelo seu aspecto funcional. Do alto de suas torres é possível avistar outros diversos pontos turísticos da cidade, oferecendo, como pano de fundo, a vista espetacular da Baía de Todos-os-Santos. Esse imponente cartão postal é também um atalho que liga a cidade baixa, litorânea e histórica, à moderna e crescente cidade alta. Todos que são transportados pelo elevador, sejam turistas ou nativos, fazem pulsar a economia dessa terra que tem como paixão esportiva o futebol. Apresentamos, de forma lúdica, um cartaz com uma bola transpondo um arco e acertando em cheio a rede, que é o objetivo final e mais importante de uma partida. No estádio, com traves reais em suas medidas oficiais, no campinho na praia ou nas ruas com traves imaginárias criadas com pedras ou sandálias, seja de pênalti, de bicicleta ou de letra, para uma partida de futebol estar completa, tem que ter gol. E esse cartaz é assim: tem história, tem beleza e tem gol.
SÃO PAULO - O pôster de São Paulo para a Copa do Mundo da FIFA 2014™ reflete uma metrópole onde milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol juntos. O futebol está no sangue da cidade, nas ruas, no mar de edifícios, no ar. São Paulo possui uma energia coletiva que conecta todos e faz de nós a maior torcida do mundo na maior cidade do Brasil.






Comentários