Dia especial | Valentine's Day 2013.


Hoje, 14 de Fevereiro, é VALENTINE'S DAY, o dia dos namorados em muitos países fora o Brasil. Muitos sabem disso, claro. Mas e a história da origem deste dia você sabe?

É uma história bonita e triste, como a maiorias das românticas que sabemos. O bispo Valentim lutou contra as ordens do Imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras porque acreditava que os solteiros lutavam melhor.
Por desobedecer e continuar celebrando casamentos Valentim foi preso e condenado a morte. Enquanto estava preso muitos jovens mandavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.
Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

No Brasil, o nosso dia do namorados é 12 DE JUNHO, porque é a véspera do dia de Santo Antônio, o santo do Amor, ou como preferem alguns: o santo casamenteiro.

fonte: Wikipédia - a enciclopédia livre
ilustração: Luciana Fernandes

Comentários