Customizar | A cômoda da Laura - um móvel estilo Casas Bahia repaginado.


Como repaginar e customizar um móvel estilo Casas Bahia? Eu topei o desafio e resolvi mudar a cara da cômoda da minha filha. Ela tem esse móvel desde bebê, é um móvel de 7 anos. Como todo móvel clássico de bebê ele era bem sem sal nem açúcar, apenas branco com puxadores brancos de plástico. Aquele visual já tinha dado o que podia, o quarto dela, assim como a fase da infância, é bem mais menina alegre.
Quer saber alguns truques pra fazer um móvel assim? Eu dou as dicas... 
Usei tinta spray esmalte sintético, do tipo automotivo. Para a cômoda usei 2 tubos. Aqui em Cachoeiro comprei por R$ 15,00 cada um.
Agora um macete é dar uma lixadinha, usei uma lixa fininha (400). É apenas pra criar uma aderência pra tinta.
Essa tinta tem algumas características que você precisa observar. O cheiro é bem forte, nunca use em ambientes fechados. O ideal é espaços abertos, forre bem o ambiente abaixo e em toda a volta do móvel (jornal serve), ela se espalha como uma névoa bem além do objeto a ser pintado. 
A tinta adere bem se for aplicada em camadas bem fininhas, use a uma distância de uns 25 cm do móvel. A primeira camada é apenas um poeirinha, na segunda é que vai começando a aparecer a cor. Talvez seja preciso umas 4 camadas finas. Não se preocupe, é melhor assim. Se quiser passar sem tempo de secagem entre as camadas, a chance de borrar e escorrer será grande.

Um detalhe fará toda a diferença nesse projeto: os puxadores. Eu precisava de algo, bonito, que combinasse com o novo visual e ainda por cima que fosse barato. Afinal é um projeto de reaproveitamento e a graça era ter um custo baixo no final. Encontrei esses puxadores de madeira, foi só lixar e aplicar a mesma tinta que pintei o móvel. O custo de cada um deles foi de R$ 1,90, comprei 10, total foi de R$ 19,90.
Eu gosto de trabalhar com pano desta usando papel cartão como base e encapando  como se fosse um livro. Desta forma o acabamento fica impecável, sem as rebarbas desfiadas do tecido e se eu quiser trocar é só remover o papel e fazer um novo. Usei cola branca, meio a meio com água, e espalhei com um rolinho (aliás foi a Laura que passou cola em todos). 
Usei retalhos de tecido que eu tinha em casa, não comprei nenhum novo, então o custo com o pano foi zero.
Eu não trabalhei sozinha, tive minha equipe de apoio, olha elas aí...

Comentários

  1. Amei esse móvel! mas , não sei so o problema foi do meu computador ou se realmente está o passol final da fixação do tecido nas gavetas! Sua idéia foi o máximo! parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Prity,
      que bom que gostou, eu amei o resultado.
      a fixação nas gavetas é com cola branca do rótulo azul, depois que passei cola no papel apliquei na frente das gavetas e coloquei um peso me cima até secar.
      volte sempre.
      bjs
      Lu

      Excluir

Postar um comentário