Outubro Rosa 2013.


Chamado de Outubro Rosa este é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.
O estardalhaço mundial, que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. Ele envolve homens, mulheres e crianças em uma luta que é de todos.
O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares espalhados pelo globo.
Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.
A ideia é fazer o autoexame mensal, se tocar, conhecer seu corpo. Ir ao médico no mínimo uma vez ao ano e fazer um mamografia anual a partir dos 38 anos. Eu já fiz tudo isso e você? 
Se você é mulher se ame muito e combata com todas as forças esta doença, se você é homem cuide das mulheres da sua vida, namorada, esposa, mãe, filha, irmã, prima, amiga... Converse com elas sobre a importância dos hábitos acima.

Ilumine onde puder com rosa, use rosa nas roupas, na maquiagem, nas unhas, fale sobre o outubro rosa com todos, use o laço rosa da campanha.

Comentários