Video | Proporção áurea.

Proporção área é um tema que tem tudo a ver com design e arte, mas poucos dominam, alguns apreciam instintivamente. É um assunto dominado por Pitágoras e seu pentagrama e, claro, por Leonardo Da Vinci.

O video feito pela Disney é muito didático e no faz ver o assunto de forma bem mais clara:



Segundo a Wikipedia a proporção áurea, número de ouro, número áureo ou proporção de ouro é uma constante real álgebra irracional denotada pela letra grega \phi (PHI), em homenagem ao escultor  Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o  Parthenon e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. Também é chamada de seção áurea (do latim sectio aurea), razão áurea,razão de ouro, média e extrema razão (Euclides), divina proporção, divina seção (do latim sectio divina),proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência. O número de ouro é ainda frequentemente chamado razão de Phidias.
Desde a Antiguidade a proporção áurea é usada na arte. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi \pi), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção dos seres humanos (o tamanho das falanges (ossos dos dedos), nas colméias, em conchas, em flores e plantas, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.

Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar dessestatus, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.
Uma marca que usa esse conceito, perfeitamente, é a da Apple.

Via.

Comentários