Vintage ou Retrô? Descubra a diferença.

Decoração Vintage

Pensando bem até eu confundia... Mas depois deste post ficará muito simples. Encontrei em minhas andanças pela net uma ótima explicação.


Linha Retrô da Brastemp
diferença entre vintage e retrô é que a primeira é uma peça original de época e a segunda é uma peça produzida hoje com estilo da década de 20, por exemplo.
Vintage e retrô são palavras que estão sendo bastante usadas nos dias de hoje, principalmente no design. A palavra Vintage, apesar de ser amplamente usada no mundo da moda, teve sua origem no século XVIII, derivada do latim Vindêmia, o termo referia-se a um bom vinho antigo de uma determinada safra. Assim dos vinhos para a moda e depois para caracterizar todo e qualquer produto, estilo, etc de uma época passada.

No entanto, para ser considerada uma peça vintage autêntica há alguns critérios:

  • Ter sido produzido há pelo menos 20 anos;
  • Não ter sofrido nenhum tipo de alteração ao longo dos anos;
  • Está em perfeito estado de conservação.

Já o retrô refere-se a:

1 – Produtos produzidos hoje com ar antigo. Muitos designers se valem disso para produzir releituras de peças antigas – conhecidas no mundo do design por serem consideradas peças assinadas;
2 – Produtos antigos que passam por uma reforma com o objetivo de atualizar essa peça. O processo para isso pode ser simplesmente uma reforma, mas também pode ser um processo de customização, deixando os produtos com mais estilo;
3 – Outro termo que ganhou força e destaque nesses últimos tempos foi o upcycling, que pode ser visto através do trabalho do Studio Jimmie Martin, que transforma móveis antigos em produtos de luxo.

Onde encontrar peças vintage e retrô

Retrô: Lojas especializadas, onde você pode encontrar peças de design assinado, como releitura ou em ateliês que reformem móveis antigos, deixando-os mais atuais.
Vintage: Antiquários e Bazar – Esses locais são repletos de peças vintage. Você pode encontrar verdadeiros tesouros. Há pessoas que vivem disso, caçar tesouros.
Eles vasculham antiquários, visitam colecionadores atrás de raridades, de peças, que dentro de um determinado mercado, podem valer muito dinheiro. Por isso para serem consideradas peças autênticas necessita obedecer a alguns critérios, como já relatados acima, pois há um mercado, como os leilões, através dos quais, essas peças antigas podem valer muito.
Nota: Antes de sair comprando peças em antiquários, sugiro você contratar um especialista para saber se a peça é autêntica. Caso você opte por peças de maior valor onde o vendedor afirma ser uma peça autêntica valiosa.

Achei AQUI.

Comentários